fbpx
5 dicas para vencer a procrastinação

É muito frustrante quando percebemos que, mais uma vez, deixamos para última hora a conclusão de um trabalho. Ou mesmo, quando nos enrolamos em desculpas para adiar o início de uma atividade importante. Mas por que será que este hábito é tão comum e difícil de mudar? Neste post, darei 5 dicas para vencer a procrastinação.

Existe uma tendência genética para procrastinar

Um estudo sobre procrastinação foi realizado pelo pesquisador Daniel Gustavson, da Universidade do Colorado Bolder. Ele comparou 347 pares de gêmeos (alguns idênticos, outros não idênticos) para determinar se havia uma relação genético com o hábito de procrastinar. Assim, ele descobriu que a propensão a procrastinação era semelhante entre os gêmeos idênticos e diferente entre os não idênticos.

Outro estudo do mesmo pesquisador, publicado na revista Psychological Science, também, sugerem que existe uma relação genética entre procrastinação e impulsividade. Segundo o estudo, a procrastinação é um subproduto da impulsividade.

Se pensarmos do ponto de vista evolutivo, a impulsividade faz todo sentido. Imagina uma época em que a incerteza do dia seguinte era constante: a busca por recompensas imediatas era algo vital. Assim, provavelmente, os nossos ancestral mais impulsivos foram os que mais sobreviveram. Por isso, herdamos esta tendência a impulsividade e a procrastinação.

Provavelmente, nos primórdios da humanidade a procrastinação não era um problema. No entanto, atualmente, num contexto em que buscamos realizar objetivos de longo prazo, a procrastinação é sim um problemão.

Aceite que não é possível acabar com a procrastinação

Portanto, o primeiro passo para vencer a procrastinação é aceitar que ela é um problema e não conseguirá acabar totalmente com ela. Pois, se existe um tendência genética para este comportamento, naturalmente, uma hora ou outra acontece um deslise. Porém, é possível minimizar este problema com as 5 dicas para vencer a procrastinação que te ensinarei.

Além disso, também é necessário reconhecer que o poder da mudança esta em nossas mãos. Então, pare de se lamentar ou se torturar e adote uma postura proativia diante da sua dificuldade de realizar o que precisa.

Você pode escolher muitos caminhos para vencer a procrastinação. Eu te darei algumas opções. E recomendo que experimente cada dica por tempo suficiente para sentir o resultado (sugiro pelo menos 3 semanas).

Aprenda 9 formas de vencer a procrastinação

Em cada dica explico o motivo pelo qual aquela atitude pode minimizar a tendência a procrastinação. Assim, você poderá observar os resultados ao adotar cada comportamento ou técnica.

  1. Praticar Atenção Plena (Mindfullness): aumentará a sua capacidade de foco e percepção do momento presente. Assim, perceberá com mais facilidade os devaneios típicos da procrastinação. Leia mais sobre este assunto no post que escrevi sobre meditação e produtividade;
  2. Liberte-se da culpa: se acontecer de num dia ou uma semana ou mês você procrastinar, apenas identifique o que te atrapalhou e siga em frente. Não fique se culpando, pois isso só reforça aquilo que quer evitar;
  3. Evitar distrações: notificações de celular, conversas fora de hora, redes sociais, barulho, são alguns exemplo de distratores, que tiram o foco do que é importante realmente;
  4. Ter uma frase de automotivação: para usar naqueles momentos que bate um desânimo ou sente que algo interno está te impedindo de seguir adiante. Por exemplo, “Feito é melhor que perfeito” ou “É só começar”;
  5. Tocar uma playlist animada: similar a dica anterior, serve para dar aquela injeção de ânimo diante da tarefa que está procrastinando;

Assista, também, este vídeo que complementa o assunto do post:

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.