fbpx
5 etapas para montar um planejamento estratégico

Se você está iniciando um novo projeto, saiba que o planejamento é fundamental. Segundo um estudo da Dominican University, escrever regularmente suas metas e sonhos aumenta em 42% as chances de realizá-los. Então, imagina com estas chances aumentam ainda mais se você se planejar. Neste post eu explico as 5 etapas para montar um planejamento estratégico.

1) Missão: a razão da existência

A primeira das 5 etapas para montar um planejamento estratégico é definir a Missão. Diferente de uma meta, ela é atemporal. Assim, pode-se dizer que ela é a razão da existência deste empreendimento.

É importante definir uma missão que não se limite a um serviço ou produto específico. Portanto, pense em algo que faça sentido a longo prazo. Além disso, quanto mais simples e objetiva melhor. Veja estes dois exemplos de missões, quem podem servir de inspiração:

“Conquistar os consumidores, por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.” — Alpargatas

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.” — Avon

“Organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.” — Google

2) Visão: sonho a ser alcançado

A visão é o sonho de longo prazo. Portanto, assim como a Missão, ela serve de inspiração a todos os envolvido com aquele projeto. Mas, diferente da missão, a visão possui elementos mais palpáveis. Ela é similar a uma meta de longo prazo, ou seja, com prazo de cerca de 5 anos.

Veja algumas características da visão:

  • Longo prazo: 5 anos ou mais
  • Focada no futuro
  • Direciona a um resultado a ser alcançado
  • Ambiciosa e ousada
  • Diferente da Missão por ser mais factível

Alguns exemplos de Visão para lhe inspirar:

“Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma gestora de recursos capaz de agregar resultados consistentes aos objetivos de seus clientes.” — Bradesco

“Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse (até 2030).” — Petrobrás

Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.” — Cacau Show

Após escrever a Visão, você completou mais uma das 5 etapas para montar um planejamento estratégico. Leia, também, o post como manter a motivação em metas de longo prazo, que pode complementar bem este assunto.

3) Valores: princípios que norteiam as decisões

Definir os valores do empreendimento é importante para ajudar a nortear as escolhas. Assim, entenda que os Valores são os princípios ou crenças que regem nossas decisões, atitudes e comportamentos. Alguns exemplos de valores: inovação, responsabilidade ambiental, segurança, criatividade, crescimento contínuo, honestidade.

É importante que a lista não fique nem muito pequena (menos de 3 valores), nem muito extensa (mais de 8 valores). Um número ideal pode ser 5 valores. Assim, pense nos valores que mais represente o seu novo empreendimento. De modo geral, os valores são atemporais, mas diante de uma necessidade podem mudar. Eles estão intimamente relacionados à Missão.

4) Metas: objetivos de curto prazo

Com a Missão, a Visão e os Valores o cenário está pronto para que você comece a colocar em prática o projeto. Deste modo, é necessário criar metas de curto prazo (de 6 meses a 1 ano). Mas cuide para definir estas metas com base nos outras etapas (Missão, Visão e Valores). Em outro post eu expliquei como definir um meta com base na técnica SMARTER.

Estabeleça de 1 a 3 metas, no máximo, pois assim ficará mais fácil manter o foco. Depois de escrever a meta, defina as etapas de sua realização. Ou seja, quebre sua meta em pequenas partes e se programe para realizá-las. Mas, se você tem dificuldade em cumprir o que planejou? Veja neste post 6 passos para melhorar sua produtividade.

5) Acompanhamento: monitore os resultados

Algumas das etapas do planejamento estratégico servem como referência para decisões. São os casos de Missão, Visão e Valores. Então, não precisam ser consultados com tanta frenquencia. No entanto, as etapas das metas de curto prazo precisam estar sempre a mão para serem monitoras.

Existem algumas formas de fazer o acompanhamento das metas e de suas partes. Pode, por exemplo, utilizar um caderno de anotações ou, também, um aplicativo como o Trello, um dos 5 aplicativos de produtividade que recomendo. No entanto, o mais importante é acompanhar os resultados e registrar os avanços.

Seguindo estas 5 etapas para montar um planejamento estratégico você aumentará muito as chances de sucesso. Baixe, também, o ebook Guia do Planejamento Estratégico com exercícios que vão te ajudar nesta empreeitada.

Também, assista este vídeo em que falo mais sobre este tema:

Tags: | | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.