
Se você está iniciando um novo projeto, saiba que o planejamento é fundamental. Segundo um estudo da Dominican University, escrever regularmente suas metas e sonhos aumenta em 42% as chances de realizá-los. Então, imagina com estas chances aumentam ainda mais se você se planejar. Neste post eu explico as 5 etapas para montar um planejamento estratégico.
1) Missão: a razão da existência
A primeira das 5 etapas para montar um planejamento estratégico é definir a Missão. Diferente de uma meta, ela é atemporal. Assim, pode-se dizer que ela é a razão da existência deste empreendimento.
É importante definir uma missão que não se limite a um serviço ou produto específico. Portanto, pense em algo que faça sentido a longo prazo. Além disso, quanto mais simples e objetiva melhor. Veja estes dois exemplos de missões, quem podem servir de inspiração:
“Conquistar os consumidores, por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.” — Alpargatas
“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.” — Avon
“Organizar toda a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.” — Google
2) Visão: sonho a ser alcançado
A visão é o sonho de longo prazo. Portanto, assim como a Missão, ela serve de inspiração a todos os envolvido com aquele projeto. Mas, diferente da missão, a visão possui elementos mais palpáveis. Ela é similar a uma meta de longo prazo, ou seja, com prazo de cerca de 5 anos.
Veja algumas características da visão:
- Longo prazo: 5 anos ou mais
- Focada no futuro
- Direciona a um resultado a ser alcançado
- Ambiciosa e ousada
- Diferente da Missão por ser mais factível
Alguns exemplos de Visão para lhe inspirar:
“Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma gestora de recursos capaz de agregar resultados consistentes aos objetivos de seus clientes.” — Bradesco
“Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse (até 2030).” — Petrobrás
“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.” — Cacau Show
Após escrever a Visão, você completou mais uma das 5 etapas para montar um planejamento estratégico. Leia, também, o post como manter a motivação em metas de longo prazo, que pode complementar bem este assunto.
3) Valores: princípios que norteiam as decisões
Definir os valores do empreendimento é importante para ajudar a nortear as escolhas. Assim, entenda que os Valores são os princípios ou crenças que regem nossas decisões, atitudes e comportamentos. Alguns exemplos de valores: inovação, responsabilidade ambiental, segurança, criatividade, crescimento contínuo, honestidade.
É importante que a lista não fique nem muito pequena (menos de 3 valores), nem muito extensa (mais de 8 valores). Um número ideal pode ser 5 valores. Assim, pense nos valores que mais represente o seu novo empreendimento. De modo geral, os valores são atemporais, mas diante de uma necessidade podem mudar. Eles estão intimamente relacionados à Missão.
4) Metas: objetivos de curto prazo
Com a Missão, a Visão e os Valores o cenário está pronto para que você comece a colocar em prática o projeto. Deste modo, é necessário criar metas de curto prazo (de 6 meses a 1 ano). Mas cuide para definir estas metas com base nos outras etapas (Missão, Visão e Valores). Em outro post eu expliquei como definir um meta com base na técnica SMARTER.
Estabeleça de 1 a 3 metas, no máximo, pois assim ficará mais fácil manter o foco. Depois de escrever a meta, defina as etapas de sua realização. Ou seja, quebre sua meta em pequenas partes e se programe para realizá-las. Mas, se você tem dificuldade em cumprir o que planejou? Veja neste post 6 passos para melhorar sua produtividade.
5) Acompanhamento: monitore os resultados
Algumas das etapas do planejamento estratégico servem como referência para decisões. São os casos de Missão, Visão e Valores. Então, não precisam ser consultados com tanta frenquencia. No entanto, as etapas das metas de curto prazo precisam estar sempre a mão para serem monitoras.
Existem algumas formas de fazer o acompanhamento das metas e de suas partes. Pode, por exemplo, utilizar um caderno de anotações ou, também, um aplicativo como o Trello, um dos 5 aplicativos de produtividade que recomendo. No entanto, o mais importante é acompanhar os resultados e registrar os avanços.
Seguindo estas 5 etapas para montar um planejamento estratégico você aumentará muito as chances de sucesso. Baixe, também, o ebook Guia do Planejamento Estratégico com exercícios que vão te ajudar nesta empreeitada.
Também, assista este vídeo em que falo mais sobre este tema:
Sou uma buscadora, sempre em movimento e aprendendo novas formas de lidar com os desafios da vida. Após alguns percalços, aprendi a fazer do limão uma limonada. E hoje, meu propósito é ajudar outras pessoas a superarem os seus próprios desafios e descobrirem o caminho para uma vida mais plena. Vem comigo!
0 Comentários