fbpx
6 Passos para Melhorar sua Produtividade

Já aconteceu de você se planejar para o seu dia e não conseguir fazer nem metade do que havia planejado?

Isso é bem comum e também muito frustrante. Então, neste post, darei 6 dicas para melhorar a sua produtividade no dia-a-dia e conseguir realizar o que você definiu como importante para atingir o seu propósito.

PASSO 1 – Criar uma agenda semanal

Quem não tem agenda acaba virando agenda dos outros. Por isso, ter uma agenda, ou seja, saber o que você precisa fazer ou planeja fazer em cada dia da semana é o primeiro dos 6 passos para melhorar sua produtividade. Pois a agenda de ajuda a manter o foco. E, quando você monta uma agenda semanal, fica mais fácil distribuir as atividade na semana e evita, assim, sobrecarregar um único dia com muitas tarefas.

PASSO 2 – Perceber a sua capacidade de produtividade

No momento que começar efetivamente a organizar a sua agenda, terá mais noção do seu ritmo de realização de tarefas. Consequentemente, aumentará seu autoconhecimento e ficará mais fácil se planejar para as atividade do dia. No entanto, tudo bem se no início você perceber que não consegue produzir tanto por falta de disciplina e foco. Pois são habilidades que você certamente irá desenvolver ao longo do tempo e com alguma dedicação. Então, autoconhecimento faz parte dos 6 passos para melhorar sua produtividade.

PASSO 3 – Dividir as tarefas em partes menores

Esta dica tem haver com planejamento. Quando você tem algo grande para realizar, uma meta grande, ajuda muito dividi-lo em parte menores. Assim, você foca em pequenos blocos por vez, o que aumenta a percepção de avanço e consequentemente a motivação. E, também, agiliza no momento de execução, pois tem mais clareza da tarefa a ser cumprida.

PASSO 4 – Usar a Técnica Pomodoro

É uma técnica que consiste em ter alguns blocos de produção e foco intercalados por momentos de repouso. Normalmente, 25 a 40 minutos de produção (1 Pomodore) por 5 a 10 minutos de repouso. Acredito que não existe um tempo ideal, cada pessoa precisa testar e ver o que funciona melhor para si. Em todo caso, com esta técnica você terá um aumento considerável na sua capacidade de manter o foco.

PASSO 5 – Evitar interrupções

Existem algumas bem comuns em ambientes coletivos (trabalho e casa), como alguém que fala contigo ou faz algum barulho que distrai a sua atenção. Além disso, há também aquelas ligadas à tecnologia, como notificações de celular ou do computador. O ideal é encontrar estratégias para minimizar este tipo de situação. Assim , uma boa ideia pode ser usar fones de ouvido como uma música que não te atrapalhe, mas que abafe o som do ambiente. Outra atitude é fundamental desligar as notificações de celular ou silenciá-las e colocar a tela do aparelho virada par abaixo enquanto trabalha.

PASSO 6 – Momento de reflexão

De preferência, ao final do dia, é legal ter um momento para refletir e avaliar como foi o seu dia. Assim, você pode ser perguntar: consegui fazer tudo que me planejei? O que me atrapalhou? O que posso fazer melhor amanhã? Sinto que tive algum avanço? O que aprendi de interessante para os meus projetos? Quais motivos tenho para agradecer por este dia? Estas são algumas perguntas que podem te ajudar a refletir sobre o dia e, aos poucos, melhorar a sua produtividade. No entanto, é importante olhar para esta avaliação de forma positiva, não depreciativa.

Sempre haverão dias melhores que outros e tá tudo bem! Faz parte da vida. O mais importante é mantermos um propósito de avançarmos no que queremos com um passo de cada vez!

No meu canal no YouTube, tem um vídeo que complementa este post. Assista e, se achou interessante, compartilhe com seus amigos.

Abraço, Ana Grilo.

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.