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A meditação pode melhorar sua produtividade

Pode parecer estranho esta relação, mas vou te contar como a meditação pode melhorar sua produtividade e acredito que fará sentido para você.

Para isso contarei um pouco da minha história para implantar o hábito de meditar todos os dias. Já saiba de antemão que foi algo bem desafiador para mim.

Como tornar a meditação um hábito

Durante algum tempo tentei introduzir a meditação como um hábito na minha vida. Mas sempre que achava que finalmente iria engrenar, pois já estava a 1 semana praticando, acontecia algo inesperado e o hábito da meditação ia pro beleléu (risos).

Este algo inesperado podia ser desde coisas mais simples, como cansaço físico ou um dia com muitas atividades, até situações mais estressantes como meu filho estar num dia atipicamente mais agitado e dormir muito tarde, por exemplo.

Sei que iniciar um hábito novo e saudável, assim como acabar com um hábito antigo e nocivo exige bastante da gente inicialmente. Neste vídeo eu falo sobre isso:

Além da dificuldade natural de iniciar um hábito, eu não estava muito convencida de que teria tantos benefícios com a meditação. No entanto, já havia ouvido e lido tanto a respeito dos benefícios da meditação, que me dava uma certa curiosidade em testar em mim os efeitos da prática.

O pulo do gato para iniciar este novo hábito

Eu adoro ler sobre desenvolvimento pessoal. Então chegou a vez, na minha lista de leituras, de O Milagre da Manhã, de Hal Elrod. Este livro me desafiou num ponto muito difícil para mim: acordar cedo. No entanto, eu notei que uma das grandes dificuldades que eu tinha para introduzir o hábito da meditação era ter um momento do dia dedicado para isso.

Pensei, então: se eu acordar cedo e meditar logo no primeiro momento do dia, antes das outras atividades, pode ser que eu consiga implantar o hábito. E, realmente, isso fazia sentido para mim. Afinal, não custa tentar, né? Sei que no livro ele sugere toda uma rotina matinal, mas meu foco aqui será apenas a meditação.

Superação das dificuldades iniciais

Comecei, então, a acordar um pouco mais cedo todos os dias para ter pelo menos 10 minutos de meditação diária. Pode parecer pouco, mas te digo que se você praticar apenas 5 minutos, já poderá colher benefícios.

Inicialmente, o maior desafio era me manter acordada às 5h30 da manhã (risos). Para isso, foi necessário um esforço maior nos primeiros dias. Embora, no livro, Hal conta que se ele sentia energizado e empolgado logo nos primeiro dias, confesso que me soa bem exagerado. Então, não pense que você tem algum problema se, nos primeiros dias ou semanas, tiver dificuldades em acordar cedo. Ou começar o hábito da meditação em qualquer outro horário do dia, isso é normal!

Uma dica valiosa e o segredo da continuidade

No entanto, quando eu quero implementar algo na minha vida, já descobri que o melhor jeito é acionar um botão interno chamado: borá lá, Ana! Enfim, você pode criar a frase que preferir. Mas é muito empoderador criar uma frase de automotivação para estas situações desafiadoras. Esta é uma dica valiosa, experimente!

Então, percebi que minha mente, logo nos primeiros minutos do dia, já estava hiper agitada. Por isso, não era tão fácil acalmar os pensamentos. Mas, aos poucos, a prática foi incorporada na minha rotina diária. No início, é preciso muita paciência comigo mesma, este é o segredo da continuidade, saber que será um passo de cada vez.

Benefícios da meditação que podem melhorar a sua produtividade

Quando, enfim, o hábito engrenou e comecei a sentir mais facilidade em acordar cedo para meditar e, após 2 semanas já senti alguns benefícios da prática. Vou citar três, que pela minha experiência, comprovam que a meditação pode melhorar sua produtividade:

  • Atenção focada: notei que as distrações internas e externas reduziram bastante. E minha capacidade de me manter atenta a uma atividade aumentou significativamente. No entanto, ainda me distraio mais do que gostaria. Mas agora bem menos e, também, consigo retomar o foco com mais facilidade.
  • Organização mental: a meditação me trouxe mais clareza, controle e organização dos meus pensamentos. E isso ajuda muito na tomada de decisões ao longo do dia.
  • Redução dos níveis de estresse: sem dúvida, um dos melhores benefícios da prática. A pesar de parecer ser um fator externo e fora do nosso controle, muito do estresse que sentimos é resultado da forma como processamos as informações que chegam até nós. E a meditação é um recurso poderoso para o alívio das pressões internas causadas pelo estresse.

Você reconhece outros benefícios da prática meditativa? Compartilhe nos comentários outras formas de como a meditação pode melhorar a sua produtividade!

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