fbpx
Autocuidado: 5 bons motivos para que você se priorize

A maioria das mulheres tem tantas atividades para cuidar no dia-a-dia, que é fácil esquecer de cuidar de si mesma. Então, neste post, veja 5 bons motivos para que você priorize-se.

1) Saúde, base para uma vida plena

Certos aspectos da nossa vida, se negligenciados, podem virar um grande problema. Principalmente, a longo prazo. Então, quando pensamos em autocuidado, a saúde é algo que precisa ser priorizado.

Assim, cuidar da alimentação, fazer atividade física, exames periódicos são fundamentais para um vida plena. Por isso, este é o primeiro dos 5 bons motivos para que você se priorize.

Pense na sua saúde como uma poupança. Você sente os benefícios de ter uma poupança logo no início: sentimento de tranquilidade financeira, principalmente. E sentirá ainda mais a longo prazo: uma viagem, um carro, uma casa. Assim é a nossa saúde. Então, comece a cultivar hoje uma vida longa e com energia.

2) Mente tranquila, mais fácil lidar com os problemas

Outro dos 5 bons motivos para que você se priorize é ter um mente mais tranquila. Pois, quando cuidamos da gente, a nossa mente tem tempo para relaxar. Uma mente mais relaxada e tranquila consegue lidar melhor com os problemas. É assim, pois existe um limite para quantidade de informações que conseguimos processar ao mesmo tempo. Logo, se nossa mente menos ocupada processa melhor as informações que recebe.

Uma das técnicas mais eficazes que existem para tornar a mente mais tranquila é a meditação. De fato, é não conheço outra técnica mais poderosa e tão ao alcance de todos. Algo que não custa um tostão, mas que gera transformações incríveis no funcionamento da mente. Neste post, eu explico como a meditação me tornou mais produtiva.

3) Você prioriza o que gosta e tem mais entusiasmo pela vida

Um aspecto importante do autocuidado é programar um tempo para as atividades que gostamos. Eu acredito que a vida é para ser aproveitada com alegria. Quais atividades te trazem alegria? Então, faça uma lista de pelo menos 10 coisas que realmente adora fazer. E as inclua na sua agenda.

Naturalmente, a vida não é um parque de diversões. Pois temos muitas responsabilidades: trabalho, casa, filhos. No entanto, a diversão faz parte da vida. E, quando deixamos este aspecto da vida de lado, a curto prazo não sentimos tanta diferença. Mas a longo prazo esta negligência pode afetar até o entusiamo pela vida. Então, entenda que mesmo os pequenos momentos de alegria tem importância e fazem parte do autocuidado.

4) Melhora o convívio com outras pessoas

Como dizem, gente feliz não perturba a vida alheia (risos). Parece piada, mas tem um fundo de verdade nisso. Quando você se prioriza, automaticamente, envia uma mensagem para o seu subconsciente de que a vida é boa. Em consequência, sente um aumento nos níveis de felicidade e bem-estar. E, quem está tem bem com a vida, tem menos tendência a reclamar do que está a sua volta.

Então, se quer melhorar o convívio com as pessoas, comece melhorando o convívio consigo mesma. Pra isso, priorize e dê atenção a pessoa mais importante da sua vida: você mesma!

5) Você se torna mais produtiva

Finalmente, o quinto dos 5 bons motivos para que você se priorize é se tornar mais produtiva. Mas, o que é ser produtiva? Eu escrevi um post só sobre este assunto, dê uma lida! Tenho certeza que você, também, vai querer ser uma pessoa mais produtiva.

Gostou destes 5 bons motivos para que você se priorize? Fez sentido para você? Deixe um comentário dizendo o que achou e qual é a sua experiência pessoal neste assunto.

Tags: | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.