fbpx
Como manter a motivação em metas de longo prazo

Geralmente, começamos um projeto novo bem motivados. No entanto, em todo caminho há obstáculos previstos ou imprevistos. Assim, aquela motivação inicial pode enfraquecer. Se pensarmos num projeto de longo prazo a situação se torna ainda mais crítica. Neste post, falarei de como manter a motivação em metas de longo prazo.

Defina sua meta da melhor forma

Você sabe exatamente o que quer? Leia este trecho do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”:

“Começar com um objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você está seguindo, de modo a compreender melhor onde está agora e dar os passos sempre na direção correta.”

Saber estabelecer bem um meta é fundamental. Pois, além de ter mais clareza de qual caminho trilhar, saberá quais caminhos deve evitar. Assim, ficará mais fácil manter a motivação em metas de longo prazo.

Leia o post que escrevi a respeito de como definir a sua meta usando a técnica SMARTER.

Descubra o que te motiva a atingir esta meta

Por vezes, as pessoas podem fazer um esforço enorme para conquistar algo que, depois, verão que não tinha tanta importância assim. Além disso, esta conquistas podem ter sido realizadas às custas coisas ainda mais valiosas (convívio com filhos, pais, amigos, momentos de lazer, saúde, autocuidado).

Faça um investigação consigo mesma sobre o que te motiva a conquistar algo. Ganhar mais dinheiro para ser feliz ou abrir um negócio para ser uma pessoa de sucesso são exemplos de motivos vagos e inespecíficos. Então, pergunte-se:

O que é ser feliz para mim?

O que é ser uma pessoa de sucesso?

Quais experiências que o dinheiro pode me proporcionar e que me trará a sensação de felicidade?

Por que eu associo ter sucesso a este tipo de realização?

Quais áreas da minha vida precisam estar em equilíbrio para que eu me sinta feliz?

Quem são as pessoas mais importantes da minha vida?

Como posso conciliar minhas metas com dar atenção aos relacionamentos mais importantes da minha vida?

Qual tipo de atividade realmente me realiza e eu me trás o sentimento de propósito?

Estas são apenas algumas perguntas que se relacionam aos porquês de uma meta. E é importante que você tenha consciência disso para saber como manter a motivação em metas de longo prazo.

Crie metas de curto prazo para manter a motivação

Após estabelecer a meta e ter clareza do seus porquês, é necessário criar um planejamento. Assim, você precisará dividir sua meta de longo prazo em partes menores. Existe um termo chamado milestones, que são etapas que ocorrem ao longo do projeto. E, para cada milestone, são necessárias algumas atividades para que aquela etapa se realize.

Portanto, podemos considerar que cada milestones são suas metas de curto prazo dentro de um projeto maior. Assim, uma forma de manter a motivação para a meta de longo prazo é focar no curto prazo, no seu próximo milestone. Desta forma, ao longo do caminho, você terá pequenas vitórias para comemorar.

O que achou destas dicas? Deixe seu comentário e continue me seguindo aqui e pelas redes sociais.

Assista o vídeo, que complementa o post:

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.