fbpx
Sente-se sobrecarrega? Então entenda o que é ser produtiva

Já sentiu, alguma vez, a sensação de estar sobrecarregada? Quem nunca, né? Saiba que existe solução para isso e chama-se produtividade. Vou te explicar, de forma simples e clara, o que é ser produtiva e algumas vantagens de ter um método de organização pessoal em sua vida.

Aceita que dói menos

Para que você entenda o que é ser produtiva, antes, é importante entender dois conceitos básicos. Primeiro, todo ser humano tem apenas 24 horas por dia. Isso é fato! Aceita que dói menos. Então, não adianta querer abraçar o mundo e achar que não vai ter, de brinde, a sensação de estar sobrecarregada e sempre apagando incêndio.

As pessoas que tentam ser multitarefas estão brigando com esta realidade. Ou seja, querer fazer mil coisas ao mesmo tempo só tem como consequência: fazer mil coisas de forma mediana e viver com a sensação de estar hiperocupada. E ser hiperocupada é bem diferente de ser produtiva. Acredite, sei bem como é isso, já fui multitarefas por muito tempo. Ainda que eu já tenha melhorando muito neste aspecto, preciso me vigiar todo tempo para não cair de novo nesta armadilha.

Gestão de tarefas é diferente de gestão de tempo

Aceitado o fato de que só temos disponíveis 24 horas por dia, surge então a seguinte pergunta. Por que algumas pessoas fazem tantas coisas e ainda assim parecem estar sempre tranquilas e relaxadas?

Isso tem a ver com fazer uma boa gestão de tarefas, não de tempo. Pois não temos qualquer controle sobre o tempo, não podemos alongá-lo, pará-lo ou retrocedê-lo. Mas podemos sim gerir nossas próprias tarefas dentro do tempo que temos disponível. E a forma como fazemos isso, faz toda a diferença em ter ou não a sensação de estar sobrecarregada.

Então, ser produtiva, na realidade, tem muito mais a ver com saber dizer não do que saber dizer sim. Pra isso, você precisa aprender a dizer não para aquelas atividades que não vão te levar para os resultados que deseja. E sim para tudo que de fato tem importância para você. Ter esta clareza é simplesmente fundamental!

Saber diferenciar o que é e o que não é importante para você é uma habilidade que pode e precisa ser desenvolvida. E, eu acredito que, quando temos clareza do nosso propósito de vida, essa capacidade de dizer não fica muito mais fácil. Naturalmente, o caminho para conhecer este propósito de vida às vezes pode ser penoso, difícil e demorado. Sei bem como é isso, leia uma parte da minha história para conhecer o caminho que trilhei. Mas, também, acredito que podemos chegar nesta clareza de forma leve e tranquila se tivermos uma bússola para nos guiar.

mulher tranquila meditando

O que é afinal ser produtiva?

Agora direto ao ponto, ser produtiva é gerir as atividades do seu dia-a-dia de forma organizada, equilibrada e que proporcione a qualidade de vida que deseja.

Produtividade, diferente do senso comum, não é sobre fazer um monte de coisas num dia e estar sempre correndo de um lado para o outro. Isso é o oposto de produtividade. Então, uma pessoa produtiva, na realidade, vive com qualidade de vida e com a sensação de que as coisas estão fluindo dentro de um planejamento em direção a um resultado claro.

Acredite, é uma sensação libertadora! Pois você começa a sentir que está sobrando tempo (risos). Parece estranho, né? Mas é, exatamente, este o contraste que sentimos ao elevar nosso nível de produtividade. Assim, você parte da sensação de não ter tempo para coisas alguma. Para a sensação de que tem tempo para tudo que é importante para você e que já pode incluir na sua rotina outras atividades que sentia estar neglicenciando: como momentos de lazer com os filhos ou com as amigas.

organização da agenda

Vantagens de ter um método de organização pessoal

Para que entenda as vantagens de ter um método de organização pessoal, primeiro preciso quebrar uma crença muito comum. A crença de que organização pessoal é fazer lista de tarefas. Isso, quando muito, resolve parte da ponta do iceberg. A organização pessoal é, na realidade, um sistema. Ou seja, envolve partes interdependentes que funcionam em conjunto. E quanto mais sinergia há entre estas partes, mais harmonia há entre elas, melhor é nossa produtividade.

Assim sendo, quando você utiliza um método de organização pessoal encurta, significativamente, o caminho para se construir este sistema. Claro que você pode juntar cada peça do quebra-cabeça através de muita pesquisa, leitura, experimentação e, principalmente, tempo. No entanto, um método pode facilitar muito este processo, pois basta aplicá-lo e sentir os resultados.

E é fundamental que este método esteja alinhado com o seu propósito de vida. Acredite, quando temos um rumo, um propósito, um porquê que nos motiva os obstáculos não somem, mas a coragem para superá-los aumenta significantemente. Dessa forma, os ganhos virão com muito mais rapidez e eficácia. Neste vídeo, eu falo mais a respeito da importância de ter deste porquê.

Que tal um método simples, eficaz e que una produtividade e propósito de vida?

Estou preparando um Curso Online de Organização Pessoal e Propósito de Vida para Mulheres, chamado Eu Posso Mais. E nele ensinarei um método de organização pessoal simples de aplicar e, ao mesmo tempo, maleável. Ou seja, você já sente os resultados nos primeiros passos. Além disso, o método permite realizar ajustes pessoais para moldar a sua realidade. Pois eu acredito que produtividade tem a ver com liberdade!

Enquanto isso, você pode aproveitar uma vídeo-aula que estou disponibilizando gratuitamente. Nela eu te ensino um exercício prático e rápido para que você Faxine na sua Agenda em Menos de 1 Hora. Assim, você terá, após o exercício, uma redução na sensação de sobrecarga. Se interessou? Então, clique no link abaixo para acessar!

Ficou mais claro para você o que é ser produtiva? Gravei um vídeo em que falo mais um pouco deste assunto. Lembre-se, também, de deixar seu comentário, dúvida, dificuldade, insights e conquistas.

Tags: | | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.