fbpx
Pare de se vitimizar e seja uma pessoa proativa

É comum buscarmos as causas e as soluções dos nosso problemas fora da gente. Se o relacionamento está ruim, a culpa é do outro. Se a situação financeira está ruim, a culpa do governo. Porém, esta forma de pensar é profundamente limitadora. Por isso, pare agora de se vitimizar, seja uma pessoa proativa e vá em busca do que você quer na vida.

Você tem poder de escolha

A clareza de que você tem poder de escolha é essencial para mudar o que quiser na sua vida. Para mim, este conceito é profundamente libertador e empoderador. Pois, se eu tenho o poder de escolher algo na minha vida eu deixo de ser refém das situações desagradáveis.

Ter poder de escolha é diferente de ter carta branca para sair por aí chutando baldes. Pois, naturalmente, existem também as reponsabilidades que temos na vida. Eu, por exemplo, tenho um filho autista, que exige muito de mim. Porém, não cuidar mais dele não é uma opção para mim. Mas, eu tenho o poder de escolher como encarar e lidar com a condição dele.

Existe uma frase do filósofo Jean-Paul Sartre que retrata muito bem este poder de escolha e incentiva que a gente pare de se vitimizar e seja uma pessoa proativa:

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”.

Como se tornar uma pessoa proativa

Quando você entende que tem poder de escolha e internaliza este conceito abre-se uma nova perspectiva de vida. Pois, passa a existir um caminho oposto ao do vitimismo e da lamentação: é o caminho da autorresponsabilidade e da proatividade.

Se perceber que está entrando num ciclo de vitimismo, pode usar uma técnica simples e eficaz para mudar o modo de pensar. A técnica consiste em se fazer algumas perguntas que te colocam como protagonista da situação.

  • O que posso fazer diante desta situação?
  • O que tenho para aprender como este problema?
  • Como estou me sentindo agora?
  • Tenho condição emocional, física ou mental para agir?
  • Como melhoro a minha condição emocional, física ou mental?
  • O que faço para me tranquilizar e lidar melhor com esta situação?

Perceba que todas estas perguntas estão na primeira pessoa. Ou seja, as perguntas são direcionadas para que você busque em si as soluções. Porém, isso não quer dizer que você não possa pedir ajuda. Pois, uma das perguntas pode ser justamente: quem pode me ajudar ou me aconselhar a lidar melhor com esta situação?

Melhore sua produtividade com proatividade

Se você se sente sugada pelo excesso de atividades e entendeu o que expliquei até aqui, já sabe que o primeiro passo para mudança é seu. Mas, claro que você pode envolver outras pessoas neste processo delegando a elas algumas atividades, por exemplo.

E para melhorar sua produtividade, o primeiro passo é identificar as atividades que precisam ser descartadas ou delegadas. Para esta tarefa eu criei a Vídeo-aula e o Ebook Gratuitos “Faxine sua Agenda em Menos de 1 Hora”. Então, já aproveite para ter uma atitude proativa e acesse agora mesmo o conteúdo:

Pare de se vitimizar e seja uma pessoa proativa acesse agora mesmo a vídeo-aula e o ebook gratuitos "faxine sua agenda em menos de 1 hora"
https://youtu.be/FXx1ImswCnE

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.