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Por que ser multitarefas é ruim para sua produtividade

Querer aproveitar ao máximo o tempo disponível pode levar a um hábito muito nocivo para produtividade: ser multitarefas. Então, leia este post, e entenda por que ser multitarefas é ruim para sua produtividade. E, também, aprenda uma forma de mudar este hábito.

Ser multitarefas prejudica a concentração

Quanto mais concentração temos em uma atividade mais rendimento temos nela. Porém, para chegarmos ao máximo nível de concentração, precisamos manter o nosso foco em uma mesma atividade por, no mínimo, 15 minutos.

Então, quando pipocamos de uma atividade para outra em intervalos curtos (10 minutos ou menos), nossa concentração é muito prejudicada. Ou seja, fazemos tudo de forma superficial e com baixo rendimento. Além disso, existe uma situação que é ainda pior: realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Assim, isso explica por que ser multitarefas é ruim para sua produtividade. Porém, existe uma forma de melhorar este comportamento e conseguir mais foco, concentração e produtividade nas suas atividades.

Use a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80, é muito simples de ser aplicada e tem um excelente resultado na melhoria do foco e da concentração. Já expliquei a respeito dela quando falei de 6 passos para melhorar a sua produtividade. Porém, aqui farei um passo-a-passo de como aplicar a Técnica Pomodoro.

1 – Faça uma lista de tarefas e prepare-se

Inicie fazendo uma lista das atividades que precisa realizar. Assim, você terá mais organização na hora de iniciar o trabalho. Além disso, poupará tempo e energia ao concentrar em apenas um momento a decisão do que fazer.

Também é importante preparar o ambiente para iniciar o trabalho. Ou seja, busque água, reduza as distrações e faça qualquer outra atividade que precise, antes de começar.

2 – Defina o tempo de trabalho e o alarme

A Técnica Pomodoro consiste em blocos de atividade (também conhecida como pomodori) intercalados por blocos de repouso. Um pomodori pode variar de 25 a 50 minutos dependendo de cada pessoa. No entanto, a maioria das pessoas sentirá perda de rendimento se ficar muito tempo numa mesma atividade sem repouso.

É interessante que você estabeleça um tempo que te permita ter o máximo de concentração sem fadiga. Portanto, sugiro que comece com pomodoris de 25 minutos e aumente conforme sinta ser confortável. Também defina o tempo de repouso, que pode variar entre 5 e 10 minutos.

3 – Concentre-se na atividade até o alarme tocar

Comece a trabalhar com o máximo de foco que puder. Para facilitar o controle do tempo você pode usar um alarme ou um aplicativo específico.

Veja também: 5 aplicativos de celular para melhorar a sua produtividade.

4 – Pare para repousar

Quando o alarme tocar, pare o quanto antes o que está fazendo para o tempo de repouso. Ou seja, se você está terminando de escrever um parágrafo de um relatório, por exemplo, termine de escrevê-lo e pare. Assim, você aproveitará o raciocínio que já elaborou e não terá que reelaborá-lo quando voltar do repouso.

5 – Faça ciclos de trabalho e repouso

A técnica, então, consiste em intercalar atividade com repouso. E, após 4 pomodoris, você pode fazer um bloco de repouso maior (20 a 30 minutos, por exemplo). Além disso, pode ser interessante que você defina um prêmio por ter conseguido realizar tanto tempo de atividade focada e concentrada.

Infográfico com o resumo da técnica pomodoro

A realidade só muda se você mudar

Ao aplicar esta técnica você saberá, na prática, por que ser multitarefas é ruim para sua produtividade. Pois, sentirá os efeitos da sua mudança de comportamento. Portanto, pode parecer meio clichê, mas quem tem o poder de mudar a nossa realidade somos nós, a partir de nossas atitudes. Agora, vai lá e faz!

Assista este vídeo, em que falo mais sobre o comportamento multitarefas:

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