fbpx
Quais são os maiores ladrões de tempo

Já teve a sensação de que o tempo passou e você nem percebeu? E depois ficou com aquele sentimento de que não aproveitou bem o dia. Porém, teve dificuldade em identificar as atividades que roubaram o seu tempo. Neste post, saiba quais são os maiores ladrões de tempo, que te atrapalham a alcançar seus objetivos.

Existem ladrões externos e internos

Primeiro, é bom saber que existem dois tipos de ladrões de tempo: os externos e os internos. Os externos estão relacionados ao ambiente e às pessoas a sua volta (interrupções, redes sociais, barulho etc). No entanto, os internos estão ligados aos nossos hábitos, comportamentos e mentalidade. E tem como resultado a procrastinação, a falta de foco, a dificuldade para dizer não etc.

A princípio, você pode adotar algumas estratégias para lidar com os dois tipos de ladrões de tempo. Mas, é importante saber que:

  1. Os ladrões de tempo internos são os que você tem mais poder de transformar;
  2. Qualquer mudança exige esforço para obter resultados efetivos.

Por isso, é importante saber quais são os maiores ladrões de tempo. Mas, além disso, é preciso adotar uma atitude proativa diante dos problemas.

Os ladrões de tempo externos

Somos constantemente bombardeados de informações. Por isso, é tão difícil manter o foco. Porém, ao ter consciência das situações que prejudicam nossa concentração fica mais fácil lidar com o problema.

Cada pessoa vive uma situação específica, mas, de modo geral, os principais ladrões de tempo externos são:

  • Redes sociais
  • Notificações de celular
  • Internet
  • Interrupções de outras pessoas
  • Reuniões ou conversas improdutivas

Avalie, no seu caso, o quanto cada uma destas situações estão presentes em seu dia-a-dia. Além disso, investigue para saber se existem outros ladrões de tempo, que estão te prejudicando.

4 Dicas para minimizar o problema

Dica 1 para vencer o problema desabilite as notificações de celular

#1 Desabilite as notificações

Essa é uma das medidas mais simples e efetivas para reduzir distrações. Porém, algumas pessoas podem pensar que basta não dar atenção para o que aparece na tela. No entanto, quando a tela pisca e chama a sua atenção, isso já atrapalha o seu foco. E, provavelmente, se for uma mensagem de Whatsapp, por exemplo, você vai acabar respondendo na hora. Além disso, desabilitar as notificações reduzirá o tempo que gasta com redes sociais.

Dica 2 para vencer os ladrões de tempo reduza o número de telas

#2 Reduza o número de telas

Um hábito comum de quem é multitarefas é deixar várias telas abertas no navegador (eu mesma, constantemente, preciso me vigiar neste aspecto). Porém, se você tem dificuldade em manter o foco, várias telas abertas pode ser um problema. Pois, terá muitas opções com fácil acesso que, sem perceber, te tomarão um tempo valioso.

Dica 3 para vencer os ladrões de tempo use fones de ouvido

#3 Use fones de ouvido

Quando estamos em um ambiente com outras pessoas, naturalmente, seremos distraídos por barulho ou interrupções. Então, o uso de um fone de ouvido pode ajudar a evitar o problema. Porém, é bom pesquisar que tipo de som ou música melhora a sua concentração. Existem alguns estudos interessantes a respeito dos ruídos branco, rosa e marrom. No site Noisli, por exemplo, você pode experimentar estes tipos de som e fazer uma combinação com outros (vento, chuva, coffeeshop, trem etc) .

dica 4 para vencer o problema avalie o propósito da sua participação

#4 Avalie o propósito da sua participação

Pode ser uma reunião, uma conversa ou um evento social, avalie sempre o propósito da sua participação. Possivelmente, algumas atividades, você achará melhor evitar e outras verá que é importante a sua presença. No entanto, é fundamental que você seja a primeira pessoa a valorizar o seu tempo.

Os ladrões de tempo internos

Os maiores ladrões de tempo são, sem dúvida, internos. Estes são os que mais estão sobre o nosso controle. No entanto, podem passar despercebidos. E, além disso, precisam de um empenho maior para vencê-los. Pois, os ladrões de tempo internos já estão incorporados no nosso dia-a-dia como um hábito. E eles causam alguns problemas, como por exemplo:

  • Lembrar de algo para fazer no momento que não se pode fazer
  • Falta de foco
  • Se ocupar de monte de atividades, menos com o que é importante
  • Não saber dizer “não”
  • Se entreter com atividades prazerosas e adiar as importantes

Como este é um tema que merece uma atenção especial, preparei uma aula gratuita de presente para você. Nela explicarei quais são estes ladrões de tempo internos e como você pode fazer para vencê-los. Aproveite e acesse agora!

Aula Gratuita:
COMO VENCER OS LADRÕES DE TEMPO

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.