fbpx
Sua produtividade é cíclica, não linear

Você já percebeu que a sua capacidade de produzir varia ao longo dos dias? Mesmo sem mudanças na sua rotina, tem períodos que você está mais disposta? E, em outros, prefere se recolher? Saiba que isso é, perfeitamente, normal. Pois, sua produtividade é cíclica, não linear.

Nas mulheres, principalmente, há mudanças relacionadas ao ciclo menstrual. Pois, ao longo do ciclo, as oscilações hormonais afetam, por exemplo, o humor, a capacidade de concentração e a energia física e mental. Porém, existem outros fatores que, também, afetam sua produtividade.

Evidências científicas

Ao observar a natureza, é possível notar os ciclos. Dia e noite, fases da lua e estações do ano são alguns exemplos. Em relação aos ciclos diários, existem estudos que comprovam que todos os seres vivos são afetados pelo ciclo circadiano.

E, desde as primeiras civilizações, as fases da lua chamam a atenção, inspiram algumas culturas e influenciam decisões relacionadas a vida cotidiana. Inclusive, já foram feitos estudos para comprovar a correlação entre o sono e as fases da lua, por exemplo.

No entanto, em termos de comprovação científica, a relação direta entre as fases da lua e o ser humano ainda permanece um mistério. Por que, por exemplo, os ciclos da lua e da menstruação, praticamente, em relação a duração? E por que, em algumas mulheres, as fases da menstruação coincidem com determinadas fases da lua?

Animação que mostra as mudanças nas fases da lua vistas do hemisfério sul

As fases da lua, seu ciclo menstrual e sua produtividade

Enquanto a humanidade não explica alguns destes mistérios, podemos exercitar nossa capacidade de observação. Assim, perceber que os ciclos da natureza acontecem de forma gradual. Bem como, as alterações na sua produtividade. E pode ficar ainda mais claro entender por que sua produtividade é cíclica, não linear, ao observar os ciclos da lua e da menstruação.

1. Lua Nova

Momento de fim de um ciclo e início de outro. Pode, também, coincidir com a menstruação. Por isso, é uma fase de introspecção e recolhimento. Assim, atividades como meditação e outras que aguçam a sua criatividade podem ser muito proveitosas.

2. Lua Crescente

Quando a lua começa a ser iluminada pelo sol, novamente, é o início da fase Crescente. É um momento de recomeço, em que você pode aproveitar para planejar os seus próximos passos e colocar suas intenções no papel. Assim, escolha as sementes a serem plantadas neste novo ciclo.

3. Lua Quarto Crescente

A primeira vez que a lua fica metade iluminada, após a lua nova, é chamada Quarto Crescente. Por vezes, pode ser o início da sua fase pré-ovulatória. Então, pode sentir um aumento na sua energia e na sua capacidade de tomar decisões. Por isso, este é o momento ideal para começar a colocar em prática o que você planejou ou dar mais impulso ao que já está fazendo.

4. Lua Crescente Gibosa

Também conhecida como Crescente Convexa, neste momento, a lua está quase no auge da lua Cheia. Por isso, pode ser interessante avaliar se o caminho escolhido está na direção certa. Assim, aproveitar ao máximo a sua energia e colocar o foco no que você quer colher de resultado pelo seu esforço.

5. Lua Cheia

É a Lua da Colheita e, também, da fase ovulatória, em algumas mulheres. Neste momento, a sua energia está mais estável e sua capacidade de entrega no auge. Por isso, pode ser um bom momento para vendas, para se abrir para o mundo e colher os frutos do seu trabalho. Também, pode ser um bom momento para encontros com amigos e viagens.

6. Lua Minguante Gibosa

Também, é conhecida como Minguante Convexa. Após a lua chegar no seu auge, ela continua o movimento de volta para a Lua Nova, em que o ciclo será reiniciado. Este é um momento propício para reconhecer e agradecer pelo que foi realizado. Mesmo que algo não tenha sido exatamente como você esperava, o aprendizado colhido tem muito valor.

7. Lua Quarto Minguante

Quando a lua chega pela segunda vez a ficar metade iluminada, é o Quarto Minguante e é a fase relacionada com o período pré-menstrual. Por isso, pode haver uma necessidade de maior recolhimento e reflexão. Aproveite o momento para integrar o que foi vivido nas fases anteriores. E, também, liberar o que não te serve mais: objetos, hábitos, relacionamentos, pensamentos e sentimentos nocivos.

8. Lua Minguante

Nesta fase, a lua está próxima novamente da fase Nova. Por isso, pode ser um bom momento para reavaliar os planos e iniciar a preparação para o novo ciclo. Assim, revisite suas metas, faça os ajustes necessários. Mas, também, se dê um tempo para reduzir o ritmo, descansar e preservar sua energia.

composição de fases da lua num arco

Observe e respeite os seus ciclos

Esta análise das fases da lua associadas ao seu ciclo menstrual e sua produtividade, pode servir como uma fonte de consulta e inspiração. Porém, o processo para entender a sua ciclicidade passa, primeiramente, por uma observação de si mesma e do que está a sua volta.

Entender e aceitar que a sua produtividade é cíclica, não linear pode ser libertador. Por que, poderá aproveitar melhor as fases mais propícias para determinadas atividades. E, também, se organizar de uma forma mais respeitosa com o seu próprio ritmo.

Tags: | |

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.